segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Trem volta a apitar em Apiúna, no Vale do Itajaí

Foto fonte Google

Trem volta a apitar em Apiúna, no Vale do Itajaí
Primeiro passeio da Ferrovia das Bromélias foi neste domingo

O primeiro apito de locomotiva no Vale do Itajaí desde 1971 soou às 10h15min deste domingo. Cerca de 80 passageiros fizeram a primeira viagem da Ferrovia das Bromélias, projeto de resgate da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), mas agora para o turismo. Participaram da estreia integrantes da ONG Tremtur, que ajudou na recuperação da ferrovia, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o prefeito de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt e senadora Ideli Salvatti (PT).

Apesar de uma chuva fraca que caía na localidade de Subida, onde está instalado o primeiro trecho de 3,2 quilômetros da ferrovia (o projeto original prevê a recuperação de 28 quilômetros até Rio do Sul), o público, entre passageiros e curiosos, era grande. Com todos sentados, Luiz Carlos Henkels, tesoureiro da ABPF deu as boas-vindas, explicou normas de segurança, detalhes do passeio e um pouco da história da ferrovia. Um leve tranco inicial e o trem se movimentou. Os passageiros aplaudiram a velha locomotiva que estreava.

Ao longo percurso, a paisagem na janela passava da total escuridão de um pequeno túnel para a ampla visão de fazendas e montanhas do Vale, além das instalações da Usina Salto Pilão, que também colaborou para a recuperação ferroviária do trecho. Da janela pra dentro, a paisagem predominante era de sorrisos de satisfação.

Como passear

Os passeios vão ocorrer sempre no segundo domingo de cada mês, com oito saídas, entre 10h e 17h. Os bilhetes devem ser comprados na Praça Central de Subida, um quilômetro distante da BR-470 pela Estrada Geral da localidade, que fica no Km 117 da rodovia federal. O ingresso custa R$ 15. Crianças com menos de cinco anos não pagam. O passeio de ida e volta dura cerca de uma hora.

Reportagem de 14/03/2010 do Jornal de Santa Catarina





Carlos e Fernanda

Um comentário:

  1. Debate no clube amantes da ferrovia podemos constatar que a locomotiva Baldwin 232 do passeio de maria fumaça não está sendo bem cuidada como deveria pelasua importancia histórica, segue link abaixo do debate:

    http://amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/comunicado-importante-em-virtude-da-quebra-de-um-dos-pist-es

    ResponderExcluir